Atendimento clínico

Atendemos pacientes com necessidade de apoio diagnóstico e terapêutico de lesões bucais ou dos ossos maxilares conforme os critérios de inclusão e exclusão descritos abaixo. Leia com atenção os critérios antes de encaminhar o usuário.


Atenção ao horário do ambulatório ! 
Segundas e Terças-feiras das 13:30 às 15:30
Av. Pref. Lothário Meissner, 632
Jardim Botânico- Curitiba- Paraná
CEP:80210-170
Telefone da Disciplina de Estomatologia (41) 3360-4024

Importante: Confirmar o funcionamento do serviço através dos telefones (41) 3360-4030 (Serviço de triagem) ou (41) 3360-4013 (Clínica de Odontologia 2) no intuito de evitar viagens desnecessárias em caso de recesso escolar ou interrupção de atividade clínica por outras demandas acadêmicas.
A disciplina dispõe de serviço de telediagnóstico para elucidação e apoio às decisões de referência de casos à distância. Para usar o serviço em seu município/consórcio ou UBS entre em contato com o  Nucleo de Telessaude do PR para ter acesso à nossa teleconsultoria
Veja aqui a teleodontologia da UFPR em publicação do Ministério da Saúde
Veja aqui a experiência com o município de Dr. Ulysses-PR

Informações clínicas: Solicita-se que sejam encaminhadas informações detalhadas sobre exames prévios realizados (se possível com cópias) bem como descrições pertinentes ao atendimento preliminar do paciente. Os pacientes são retornados a Unidade de origem caso haja a necessidade de atenção hospitalar, exames imaginológicos (a exceção de RX panorâmico e intra-orais), hematológicos ou sorológicos. O curso de Odontologia da UFPR não gera encaminhamentos diretamente ao sistema de Curitiba e Região Metropolitana seja para consultas, seja para exames complementares, sendo o trâmite do paciente sempre conduzido por meio da Unidade Municipal de Saúde (guias de transação, solicitação de exames laboratoriais etc...).

Critérios de Inclusão
Lesões e Manifestações da Superfície da Mucosa Bucal
- Traumáticas
- Processos Proliferativos não neoplásicos
- Neoplasias Benignas
- Neoplasias Malignas
- Lesões com Potencial de Malignização
- Doenças Muco-cutâneas
- Doenças Bacterianas, (à exceção da doença periodontal crônica do adulto), Fúngicas e
Virais
- Manifestações Bucais de Doenças Sistêmicas
- Pacientes Oncológicos
- Pacientes Transplantados
- Pacientes HIV Positivos
- Síndrome de Ardência Bucal

Lesões dos Ossos Maxilares
- Todas os casos encaminhados com alterações ósseas dos maxilares não associados à doença periodontal crônica do adulto e aqueles não claramente associados com lesões de origem endodôntica.
- Os casos de patologia óssea encaminhados para Cirurgia Buco-Maxilo-Facial devem receber triagem por alunos da disciplina de Estomatologia à exceção de casos de exodontia de dentes inclusos e cirurgia ortognática.

Outras
- Todos os pacientes que manifestarem desejo de submeter-se a exame preventivo para o câncer da boca.
- Todos os pacientes acima de 40 anos de idade e que tenham hábito concomitante ou isolado de tabagismo, etilismo e exposição solar. A identificação do perfil do paciente de risco para o câncer da boca é atribuição da atenção básica segundo as definições dos protocolos de atenção básica do Ministério da Saúde (rastreamento de casos)

Critérios de Exclusão
- Pacientes com Disfunção de Articulação Temporomandibular
- Pacientes com manifestações de doença periodontal crônica do adulto
-Pacientes com necessidades de triagem para outras disciplinas (exceção feita à Disciplina de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial II)


**Encaminhamentos também podem ser realizados pela:

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba
Vagas disponíveis por meio da Central de Marcação de Consultas Especializadas (CMCE). O usuário deve ser encaminhado com guia de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) após consulta na Unidade Municipal de Saúde (UMS).

Encaminhamento de pacientes da 1ª e  2ª Regionais de Saúde SESA-PR
Todos pacientes encaminhados pelas Coordenações de Saúde Bucal das Secretarias de Saúde Municipais da 1ª e 2ª Regionais acompanhados da guia de referência e contrarreferência


Prof. Dr. Cassius C Torres-Pereira
Responsável da Disciplina de Estomatologia da UFPR