quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Web-aula no dia 29/10/09: Discussão de casos com potencial de malignização

Web-aulas (também conhecidas como webinars) ganham popularidade com o aumento de banda de transmissão de dados na Internet. Na imagem acima, uma tela ilustrativa da web-aula de Estomatologia do Curso de Odontologia da UFPR

Os professores testaram um aplicativo que realizou transmissão simultânea de video, voz, slides e chat de texto. O programa eletrônico permitiu a oferta de mais uma iniciativa de web-aula (webconferência, webinar), com transmissão síncrona de uma discussão de casos de potencial de malignização da mucosa oral, apresentada aos alunos da graduação do Curso de Odontologia da UFPR.

A possibilidade de atualização imediata, sem deslocamentos desnecessários, com economia de tempo, com acesso a informação profissional de qualidade e de maneira complementar às estratégias de ensino e treinamento presencial são vantagens muito evidentes neste sistema. A educação à distância, que parecia entusiasmar de maneira desproporcional os "tecnófilos" e "geeks", apresentando-se como algo fora da realidade e inalcançável para muitos estudantes e profissionais da área de saúde, parece agora cada vez mais acessível graças a recursos que podem ser utilizados de sua casa, de seu computador. Neste blog, periodicamente, serão ofertadas novas oportunidades de atividades de curta duração (30 a 45 min) no formato de web-aula. As iniciativas visam atrair e familiarizar potenciais usuários de estratégias de educação à distância em Odontologia com uso destes novos recursos e com esta nova forma de estudar. As datas e horários serão anunciados com antecedência. Acompanhe por meio do RSS ou do alerta de email disponível em nossa página.